O evento
EVENTO ACADÊMICO COMEMORATIVO AOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
Este ano de 2017 é historicamente muito importante. Trata-se do ano da CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE, sendo 31/10/1517 a data marcante da Reforma, data em que Martinho Lutero afixou na porta da Catedral de Wittemberg 95 teses contra as indulgências outras práticas da Igreja (Católica).
Três são as Igrejas-raiz do pensamento reformado: Igrejas luteranas herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana. A Reforma Protestante do século XVI teve os seguintes movimentos sucessivos: 1º. movimento, do próprio Lutero, que se expandiu de forma relativamente rápida na Alemanha e na Escandinávia, o 2º. Movimento a grande corrente do primeiro protestantismo na Suíça, com os seus três grandes nomes: Ulrich Zuínglio, Guilherme Farel e João Calvino. Depois, e o 3º. movimento, o anglicanismo.
No Brasil, atualmente as Igrejas Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Adventistas e Batistas representam as correntes que mais se aproximam dos ideais da Reforma. Porém, conforme a livre interpretação das Escrituras, apresentam pequenas divergências doutrinarias e de organização.
Posteriormente, surgiram outros movimentos decorrentes da Reforma, que hoje representam os maiores números da população evangélica do Brasil, sendo os principais: Pentecostalismo e Neo-Pentecostalismo.
Os principais dogmas do pensamento reformado são:
1 – A divindade de Jesus;
2 – A Santíssima Trindade;
3 – O pecado original;
4 – As penas eternas;
5 – A ressurreição do corpo;
6 – Batismo e confirmação;
7 – Eucaristia;
8 – A Bíblia.
O ano de 2017 foi pleno de Celebrações dos 500 anos da Reforma. Houve comemorações em Igrejas, em Faculdades de Teologia, em Seminários Teológicos.
Encerrando 2017, na última semana do mês de novembro, aproveitando a SEMANA DA CULTURA GOSPEL, um grupo de pessoas formado pelo Instituto Anguelos, Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), Sociedade Bíblica do Brasil e ASTE (Associação dos Seminários Teológicos) organizou mais essa Celebração comemorativa aos 500 anos da Reforma.
Organizadores
Deputado Luís Fernando Teixeira, teve a iniciativa de apresentar e aprovar a Lei da Semana da Cultura Gospel, semana que ocorre todos os anos, neste ano, a data foi cedida para a comemoração dos 500 anos da Reforma. O Deputado também cedeu para participar da organização os seus Assessores Junio e Epaminondas (participaram com sugestões na divulgação), bem como funcionários da ALESP e cedendo o espaço físico e gravação do evento. Mário Rost e Erni Seibert da Sociedade Bíblica do Brasil, além da participação na busca de preletores e sugestões, ofereceu um Mini Museu da Bíblia, durante a Semana inteira; Fernando Bortoletto, participou na sugestão de preletores e debatedores. Douglas Malta de Oliveira e Tiago Escobar de Azevedo, ambos do Instituto Anguelus, que além da participação geral, deu suporte financeiro a todas as despesas. Editor dos vídeos Josué Bezerra de Lima e revisor da edição e desenvolvedor do site Antonio Fernandes de Carvalho.
O evento teve a seguinte programação: 2ª feira – Sessão Solene, conduzida pelo Deputado Luís Fernando, Culto Público de Abertura, com a participação do Grande Coral Evangélico, sob a regência da Maestrina Dorotéa Kerr e o Pregador Reverendo Gerson Correia Lacerda da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. 3ª feira – Reforma e Economia – Música, Palestra e Debate (participantes serão apresentados no dia). 4ª feira – Reforma e Educação – Música, Palestra e Debate (participantes serão apresentados no dia). 5ª. feira – Reforma e Religião – Música, Palestra e Debate (participantes serão apresentados no dia). 6ª. feira – Reforma e Política – Música, Palestra e Debate (participantes serão apresentados no dia). Sábado – Música, palestras – Reforma e a Bíblia – Reforma e a Música – Culto Público de Encerramento, com a participação especial do Pastor Marcilio Zan Nascimento da Comunidade Evangélica de São Bernardo do Campo e do Pregador Pastor Ricardo Bitun da Igreja Manahim.
SINCEROS AGRADECIMENTOS
NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS aos organizadores, aos palestrantes, aos debatedores, aos músicos, aos pregadores, ao pessoal do apoio técnico da Alesp e a todos aqueles que estiveram presentes abrilhantando este evento.